quarta-feira, 15 de junho de 2011

O INTERESSE NO TRABALHO

 

Ir todo dia ao trabalho, se sentar em frente ao computador e atender a ligações telefônicas não significa, necessariamente, que você está ali.
 
No dia seguinte da aula de Psicologia sobre comportamentos, com a Professora Luciana, comecei a avaliar no meu ambiente de trabalho e  o interessese da equipe do meu setor em desenvolver as ativiadade rotineiras do nosso departamento. Pude analisar que essa nossa atitude  se chama "presenteísmo", ou seja, estar fisicamente presente no ambiente de trabalho, porém, mental e emocionalmente ausente. Ou seja, estamos ali, mas não conseguimos produzir como deveriamos. 
 
Este é um problema que vem ocorrendo atualmente dentro das empresas e que tem chamado a atenção daqueles que atuam na área de Gestão de Pessoas. E para quem vive isso, a situação também não é nada agradável... Em geral, são colaboradores tomados pelo desânimo, com níveis de estresse alto, e que sofrem conseqüências físicas e emocionais que podem contaminar, de maneira negativa, toda a equipe.
Pesquisas indicam que o "presenteísmo" causa mais queda de produtividade do que a ausência da pessoa. E é difícil quantificar o estado físico e emocional de estar "mais ou menos presente"; sabemos apenas que os problemas decorrentes do estresse consomem cerca de 3% do PIB - Produto Interno Bruto –, contabilizando afastamentos e tratamentos médicos. O "presenteísmo" está, ainda, entre as causas de Burnout, o nível devastador de estresse que pode levar à depressão e até mesmo ao suicídio. Nesta situação, o colaborador se sente, literalmente, sem saída. 

Acredito que deve haver um movimento de mão dupla, tanto das empresas quanto das pessoas. Cada um precisa fazer uma auto-avaliação constantemente e colocar na balança a medida do prazer e também da insatisfação da sua opção profissional. Muitas vezes esta pressão precisa ser dividida com um terapeuta, por exemplo.

É bom lembrar que nem sempre a infelicidade no trabalho significa que é necessário mudar tudo; o problema pode ser causado pelo excesso de estresse, e isso tem solução! As empresas também podem ajudar com programas de qualidade de vida efetivos, que consigam mapear e monitorar o nível de estresse e de satisfação de seus colaboradores.

Se você se encontra nesta situação, vale a pena lembrar: trabalho não combina com infelicidade. E uma situação de "presenteísmo" também não se altera de um momento para o outro. As soluções não são mágicas, rápidas e nem simples - elas passam por uma avaliação de você mesmo e do ambiente de trabalho em que você vive. Os resultados, com certeza, são gratificantes para todos, mas principalmente para você!

Sendo assim pessoal, vamos trabalhar pensando no trabalho, que o Mossoró cidade Junina mal começou...rsrsrsrsrsrsrs.

 
 





0 comentários: