sábado, 18 de junho de 2011

5 questões sobre personalidade e falsa consciência nas organizações

1. Qual a relação existente entre personalidade e meio ambiente?
A relação que existe entre personalidade e meio ambiente se dá pelo fato da personalidade com seu conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares se revela através da interação do indivíduo com seu meio ambiente, individualizando a maneira de cada ser, de pensar sentir e agir.

2. Que são barreiras situacionais, interpessoais e intrapessoais?
São a fonte mais comum de frustração em relação à satisfação de um motivo.
Barreiras Situacionais - Podem ser de dois tipos: física (perda de chave por uma pessoa que quer entrar em casa) ou ambiguidade, caracterizada pela ausência de indicadores claros
Barreiras Interpessoais - São as constituídas por uma pessoa ou grupo de pessoas que impedem a satisfação do motivo.

3. Qual a influência da estrutura organizacional sobre a personalidade de seus membros?
As organizações tendem a moldar a personalidade dos indivíduos de acordo com seu método de trabalho. Por exemplo, as estruturas burocráticas tendem a enfatizar a precisão, a eficiência. Pressionam seus membros a fim de torná-los metódicos prudentes e disciplinados.

4. Quais as formas de reação a essa influência?
A influência da estrutura organizacional sobre a personalidade dos indivíduos será maior ou menor, dependendo de suas próprias características de personalidade. A reação à essa influência pode vir de maneira mais conformista, quando os indivíduos são mais comprometidos com o poder e o status, ou crítica, quando o membro centra seus objetivos e valores individuais na independência intelectual, em sua autorealização profissional.

5. Quais os problemas da avaliação da personalidade encontrado pelos psicólogos?
Para os psicólogos, um dos problemas mais complexos tem sido a avaliação da personalidade. Essa complexidade se dá devido à impossibilidade de medir as características da personalidade.


0 comentários: