sábado, 18 de junho de 2011

Estudo de Caso - Motivação e a Organização

Uma grande companhia de seguros estabeleceu, dentro de seu plano de incentivos, um prêmio de excelência para seus gerentes. Esse prêmio era constituído por uma quantia em dinheiro equivalente a um terço do salário mensal. A distribuição do prêmio era feita com base na avaliação realizada pelos superiores quanto à adequação do gerente à companhia, ou seja, a seus padrões de comportamento e normas e também quanto à sua produtividade. A ênfase, entretanto, era dada à adequação aos padrões de comportamento. O prêmio de excelência foi implantado durante um ano, sendo observadas as seguintes consequências na companhia: alto grau de tensão e ansiedade entre os gerentes, tanto naqueles que receberam quanto naqueles que não receberam o prêmio de excelência. Entre os gerentes beneficiados com o prêmio de excelência, não se observou aumento de produtividade relevante e alguns deles abandonaram a companhia. Entre os que permaneceram, observou-se uma reação muito crítica à política de incentivos adotada e à própria companhia.

a) Explique e justifique as causas das consequências observadas, fundamentando-se nas teorias já estudadas.
Ao utilizar os incentivos salariais, a organização não está trabalhando no nível das motivações humanas ou produtividade organizacional. Na realidade, busca o controle e a participação do comportamento de seus membros, condicionando e reforçando respostas por ela definidas como adequadas. Ao analisar as abordagens teóricas da motivação, pode-se concluir que tanto os cognitivistas como os behavioristas concordam em que o comportamento é direcionado. Para os cognitivistas, a motivação do comportamento humano é um processo psicológico complexo em que estão envolvidos outros processos psicológicos, tais como percepção, pensamento. Para os behavioristas, os indivíduos respondem a condicionamentos positivos e negativos. A tensão é, diante a pressão do método avaliativo compensatório, a revolta, é uma resposta ao despeito relacionado à não gratificação.

b) Sugira soluções e alternativas para esse plano de incentivos.
Seria mais interessante a empresa que adotassem fatores motivadores dos membros da organização ligados à forma de realização de suas tarefas. Fatores como liberdade de criar, de inovar, de procurar formas próprias e únicas de atingir os resultados de uma tarefa constituem basicamente os fatores motivadores da organização.


Obs.: Estudo de caso retirado do livro: Psicologia Aplicada à Administração

0 comentários: