quarta-feira, 23 de março de 2011

Psicologia e Senso Comum

     

       Senso comum è todo aquele conhecimento acumulado durante uma vida. É o conhecimento empírico que é passado de geração a geração.
       A visão de mundo é produzida pelo senso comum e este, mesmo com sua forma precária - que é a forma da visão de mundo - , faz parte do conhecimento humano. A visão de  mundo é determinada pelo lugar onde o sujeito está inserido na sociedade, pela sua posição histórica-social-ideológica.
       Há muitos conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. Podemos citar como exemplo de apropriação: 'rapaz complexado; 'menina histérica'; 'ficar neurótico'. Mesmo sem sabermos definir cientificamente os termos citados, não deixamos de ser entendidos, pois estas palavras já tem seu significado no 'senso comum'.
       Arte, religião, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano. A arte abrange toda a sensibilidade do homem impressa no mundo através das artes plásticas, seja pintura, desenho, literatura, música, etc... A religião abrange o conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios e princípios morais. A filosofia preocupa-se com a origem e o significado da existência humana.A ciência compõe-se do conjunto de conhecimento sobre os fatos, os aspectos da realidade  e é expressa por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. O senso comum abrange o conhecimento de tudo aquilo que aprendemos e apreendemos ao longo da vida.

3 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

As situações vividas no cotidiano fazem com que cada um interprete a seu modo as mesmas e produza esse conhecimento sensitivo,acrítico e assistemático,o senso comum. O mesmo integra atráves de fatos empíricos o conhecimento humano.Além do senso comum existem outras formas de conhecimento,como o conhecimento filosófico,teológico e cientíco.

Bom levantamento temático. Era interessante colocar as referências.