quarta-feira, 16 de março de 2011

Para discutir...

"Objetivar a Subjetividade" e "Subjetivar a Objetividade"

Objetividade: É o fim de uma ação um trabalho concluido uma realidade do que é real e não uma aluscinação, a conclusão de uma obra, o resultado da pesquisa sem opniões próprias.

Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do individuo  com o qual ele se relaciona com o mundo social , resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.

Diante dessas definições compreende-se que objetivar a subjetividade implica o pensar e o como este se processa, se estrutura. Se simplesmente pensamos, estamos considerando a possibilidade de organizar e re-organizar idéias já construídas, transformando-as, modificando-as segundo nossas percepções e necessidades. Tendo a vontade e podendo concretizar nosso pensar através de nossa ação, estaremos modificando o que nos cerca, pois o produto de nossa ação é uma ligação com o mundo externo, com o qual nos vinculamos e pelo qual somos reconhecidos. Quando a sensação ultrapassa o objeto sentido que lhe serve de ponto d epartida, pois o dado da sensibilidade é levado a uma gestão intelectiva, verifica-se um processo de subjetivação da objetividade. 
Segundo Andre Dalpicolo:
Por um lado, a razão dialética configura-se como o limite interno da exterioridade da razão positiva, já que lhe dificulta a compreensão do papel que desempenha no processo histórico condicionado pelo fenômeno da escassez. Por outro lado, a razão positiva constitui-se como o limite externo da interioridade da Razão dialética, uma vez lhe obstrui a possibilidade de suplantar o princípio da não-conformidade entre o Ser e o pensamento.




5 comentários:

Na subjetivação da objetividade, o pensamento é posterior à sensação. Primeiro o sentir, depois, só depois, o pensar...

Faço muito isso!!...

Ataline Mayara

Em oficinas musicais e teatrais se estabelecem um exercício de diálogo sonoro: os sujeitos utilizavam a linguagem sonora como objetivação da subjetividade. Por meio desta atividade, as crianças comunicavam-se, entre elas e com a equipe, objetivando um discurso sonoro produzido na intersecção das relações entre sujeitos participantes, equipe de trabalho, cenário e contexto histórico-social que os envolvia.

Vinicius de Oliveira

Ah que bom.
Gostei do seu blog tbm, voltarei sempre ;*

Subjetivar a objetividade é dar ao universo características subjetivas do homem. E objetivar a subjetividade é tratar como "coisa" as questões humanas,enxergar as mesmas como aspectos particulares de uma natureza. A subjetividade utilizada na Psicologia produz vários resultados,pois varia de indivíduo para indivíduo. Assim também acontece na administração,os administradores como gestores que são, lidam com pessoas e emoções diferentes.

A abordagem está interessante mas os conteúdos não convergem com o apresentado na disciplina. É sempre bom colocar as referências bibliográficas.