Críticas

A exigência:
Grande parte das faculdades utilizam o método de prova como medidor de seus conhecimentos, esse método tem se mostrado eficaz na sociedade de hoje, tanto, que é perpetuado. Mas ele também causa alguns efeitos colaterais. A pressão pré-prova, para se tirar nota, por exemplo, é muito conhecida de todos, e muita gente já sofreu uma queda de desempenho devido à ela. Você se pega dizendo: preciso tirar nota, vou decorar isso, isso e aquilo, preciso entender isso e aquilo, senão to ferrado.

Esse efeito colateral, infelizmente, parece que ainda será perpetuado por muito tempo, pois as instituições não mostram sinais de que pretendem solucionar esse problema tão básico de sua metodologia de avaliação. Portanto cabe a nós nos adaptarmos a ele.

Sustendando a minha singela opinião de que todo psicólogo deva ser, antes de tudo, um cientista, vejamos que estudar pra tirar nota não é bem uma postura aceitável. Embora o sistema de ensino faça exigências, a exigência não é saber a sua nota, e sim, tentar medir o quanto você sabe, então, teóricamente, o método mais eficaz para se tirar nota seria: estudar para ser um bom psicólogo.

O que eu vejo muito por aí é a tentativa de decorar termos e se afogar nos livros... mas gostaria de sugerir outro método... DISCUTA. Sim, discuta com os amigos, pergunte para eles o que eles acham sobre tal assunto, se eles concordam com isso ou aquilo, se não, por que, etc. Errar, nestas discussões, costuma ser normal, e estar aberto para ouvir, e se retratar, é algo que costuma ser necessário, para não haver uma discussão "ad hominem". A prova não é nada mais do que isso, uma discussão, mas ao invés de ser uma pessoa, é uma folha de papel, e que, muito mais fácil do que uma pessoa, não vai ficar discutindo com você se você está certo ou não. Ela só quer saber o que você sabe.

E pra terminar, você não é mais burro, ou menos burro, inteligente ou não, você está assim do jeito que você é graças a sua história de vida e interação com o ambiente. A única maneira de mudar é se expondo às mudanças, e acredito que a discussão ajuda neste sentido. Essa interação deixa tudo mais claro para todos, além de formular questões sobre o conhecimento, as pessoas variam seus comportamentos sobre o assunto, a fim de não apenas "obtê-lo" mas também "criá-lo" e esporádicamente "testá-lo". Novamente, não seja um papagaio, questione, e se estiver errado, assuma, e comece a questionar novamente.