quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como Estimular o Desempenho das Equipes

Gerenciar uma equipe nunca é uma tarefa fácil. É preciso lidar com conflitos, treinar as pessoas e estimular o pensamento criativo dos participantes, além de avaliar e recompensar desempenhos.

Abordando desde a formação do grupo para a mudança e a preparação para o futuro, o livro Como Gerenciar Equipes, da série Sucesso Profissional, da Publifolha, ensina como gerenciar uma equipe com sucesso e como fazê-la dar um salto.

Entre as sugestões oferecidas pelo volume estão: acompanhar o progresso do projeto desde o início para detectar armadilhas e problemas, mirar em ganhos grandes e rápidos, assegurar que todos conheçam as outras funções dentro do grupo e introduzir metas significativas de melhoria em cada orçamento e plano de ação.

Leia abaixo um trecho do livro que explica como um líder deve proceder para sua equipe evoluir com sucesso.

COMO LEVAR A EQUIPE A DAR UM SALTO

Qualquer método de melhoria de desempenho precisa desafiar formas tradicionais. Equipes que queiram evoluir devem aprender a criar suas próprias tarefas, resolver problemas, obter acordo para soluções e implementá-las com segurança.

CONHEÇA O PROJETO

Em equipes de verdade, as pessoas se "apropriam" do trabalho - cada uma delas acha seu método para desenvolvê-lo com a maior qualidade possível. Uma célula de produção vai um passo além: seus membros são polivalentes e todos conhecem todas as funções, a ponto de poder cobrir qualquer uma. Tamanha flexibilidade dá forças a qualquer equipe. Faça como se estivesse em uma célula de produção: acompanhe o projeto de seu grupo do começo ao fim para ter maior conhecimento da tarefa a ser executada e de todos os papéis. Assim saberá se o esforço valeu a pena.

Assegure que todos conheçam as outras funções dentro da equipe.

MELHORE OS SISTEMAS

Segundo a técnica japonesa de gerenciamento kaizen, todo mundo e toda equipe podem melhorar continuamente a qualidade em doses expressivas e mensuráveis. Mesmo uma pequena queda na porcentagem de produtos reprovados, por exemplo, pode significar grande economia de custos de produção. Dê à equipe total responsabilidade pela tarefa. Assim ela poderá ver o progresso em movimento ao definir problemas, analisar as causas, melhorar a situação - até trazendo ajuda externa especializada se necessário- e, acima de tudo, evitar que o problema retorne.

MELHORIA CONTÍNUA X ACOMODAÇÃO

À medida que a equipe evolui e se acomoda na rotina, ela desanda com velhos padrões de comportamento e pensamento de grupo. Evite a tentação de deixar um problema à própria sorte com base no argumento de que a mudança tem pouco propósito. Lute pela melhoria contínua para evitar a acomodação. Como você pode melhorar o desempenho do grupo? Foi ignorado algo que pode ser melhorado? É preciso sangue novo? O produto é ainda bom para o mercado?

DESAFIE O SENSO COMUM

Confronte suposições se quiser melhorar a prática da equipe. Por exemplo:

- "Tratar o sintoma cura a doença". Lembre-se de que o problema retornará se não for extirpado pela raiz.- "Os problemas e suas soluções são sempre isolados". Tenha em mente que efeitos secundários podem ter consequências piores que os primários.- "Qualidade custa caro". Lembre que melhorar a qualidade é economicamente sensato quando comparado aos custos diretos e indiretos do fracasso.

- "Qualidade se aplica apenas a produtos". Qualidade se aplica a todos os serviços ou processos envolvidos.


Texto retirado de: Folha Online

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