quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Liderança de Tyler Durden em "Clube da Luta"


Quem já assistiu ao filme Clube da Luta sabe o filmaço que é. Já quem nunca teve essa oportunidade, ao menos já recebeu uma indicação de algum amigo ou parente para assistir.
Enfim, o filme lança vários temas como política, alucinações etc. Mas o que eu vou tentar fazer aqui é mostrar como Tyler Durden, protagonista do filme e interpretado por Brad Pitt, possui características de um líder. Então vamos listar aqui tais características:
  • Quando se fala em grupo, surge na sua mente a imagem do líder do mesmo. É como se o líder fosse p símbolo do grupo. Quando se fala no Clube da Luta a figura de Tyler surge naturalmente na cabeça das pessoas;
  • Um líder deve possuir a capacidade de influenciar as pessoas. Quem assistiu sabe do seu poder de influência sobre os demais;
  • Essa influência deve ser aceita de forma voluntária, o que acontece no filme e tal aceitação vem por parte de inúmeras pessoas;
  • Durden possui um poder de referência, afinal os outros indivíduos do clube o vêem como um ponto de orientação, têm o desejo de ser semelhante a ele.
  • Tyler Durden ainda representa uma liderança autoritária, onde as diretrizes do clube são fixadas através de sua autoridade. Ele determina as tarefas a serem executadas pelos membros.
Pronto. Ainda querem mais alguma prova de que o cara possui, realmente, características de liderança? Ah! Pra quem ainda não assistiu, aqui vai mais uma recomendação: ASSISTAM! Ou vocês nunca saberão o que estão perdendo.

2 comentários:

Grande Filme! Vou aproveitar que você me lembrou pra assistir de novo!

"First rule of the Fight Club: You can't never talk about the Fight Club." (Tyler Durden)