sábado, 18 de junho de 2011

Glossário do Behaviorismo


Comportamento respondente: é o que usualmente chamamos de "não voluntário" e inclui as respostas que são eliciadas por estímulos antecedentes do ambiente.


Comportamento operante: "inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo ao seu redor." (F.S. Keller)

Reforço positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.

Reforço negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua.

Esquiva: é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estímulo.

Fuga: nela o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento.

Extinção: é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

Punição: é outro procedimento importante que envolve consequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.

Generalização de estímulos: nela um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente.




Referência: Livro Psicologias

0 comentários: