sábado, 18 de junho de 2011

A Evolução da Ciência Psicológica

Primeiros Passos - A Psicologia entre os gregos

É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia. Discutiam se o mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe. Mas é com Sócrates que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era definir o limite entre os homens e os animais, ou seja, a razão. Isso abriu as portas para as teorias da consciência. Platão tentou definir um lugar dentro do nosso corpo onde ficava a razão: a cabeça, onde estava a alma do homem. A contribuição de Aristóteles se deu devido ao fato de ele ter postulado que a alma e o corpo não podem ser dissociados. Também estudou as diferenças entre a razão, a percepção e as sensações. Esse estudo está sistematizado no Do Anima, que pode ser considerado o primeiro tratado em Psicologia.

A Psicologia no Império Romano e na Idade Média
Nesse período a Psicologia passa a ter uma grande influência do cristianismo. Nesse sentido, dois grandes filósofos representam esse período:
  • Santo Agostinho - Inspirado em Platão, também fazia uma cisão entre alma e corpo. Entretanto, para ele, a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem.
  • São Tomás de Aquino - Foi buscar em Aristóteles a distinção entre essência e existência e encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja e continua garantindo para ela o monopólio do estudo do psiquismo.
A Psicologia no Renascimento
René Descartes postula a separação entre mente e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina. Essa ideia de separação acabou permitindo o estudo do corpo humano morto, o que era impensável nos séculos anteriores.

A Revolução Industrial e o surgimento da Psicologia Científica
Nesse período surgem homens como Hegel, que demonstra a importância da História para a compreensão do homem, e Darwin, que acaba com o antropocentrismo com sua tese evolucionista. A ciência avança tanto, que se torna um referencial para a visão de mundo. Também surge o pensamento de que para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento do cérebro.

As Principais teoria da Psicologia no século XX
As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia nesse período são
  • Behaviorismo - tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento.
  • Gestalt - surge como uma fragmentação das ações e processos humanos, realizadas pelas tendências da Psicologia científica no século XIX, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade.
  • Psicanálise - nasce com Freud, na Áustria, e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.

0 comentários: