terça-feira, 31 de maio de 2011


Mas o que é a tal Psicologia??

A psicologia tem como origem a filosofia e sociologia. Essas ciências serviram de base para fortalecer a formação da ciência psicológica.

A palavra Psicologia deriva de Psique (alma) e Logos (razão ou conhecimento).

Sócrates, Platão e Aristóteles, famosos filósofos gregos, iniciaram o estudo para tentar compreender o ser humano. Cada um tinha seu ponto de vista. Sócrates vem defender a razão como meio de separar o homem dos demais seres. Platão, seu seguidor, completa o pensamento do mestre dizendo que a cabeça era o lugar da razão e que corpo e mente estavam separados. Já Aristóteles, discípulo de Platão, defendia a unidade entre corpo e mente.

Na era cristã, da idade média, Santo Agostinho e São tomas de Aquino são os responsáveis por dar continuidade aos pensamentos desses filósofos. O primeiro inspira-se em Platão, separa alma e corpo e defende que a alma é uma manifestação divina no homem. Trazendo o cristianismo para seus pensamentos.

Já São Tomas de Aquino, inspirado em Aristóteles, defende que o homem sempre busca a perfeição unindo mente e corpo. Mas diferente de Aristóteles, vai defender que o homem só pode atingir a perfeição quando busca por Deus.

No renascimento, René Descartes faz a separação entre mente e corpo. O homem é composto por duas partes a material e a pensante. Com o intuito de transformar o corpo apenas em uma matéria. Assim poderia dar continuidade ao seu estudo em cadáveres. Pois nos séculos o corpo era considerado coisa sagrada pela igreja.

Na tentativa de transformar a Psicologia em ciência foi que estudiosos tentaram afastá-la da filosofia, fisiologia e etc. Passaram a fundamentar os comportamentos observados por meio de experimentos científicos em laboratórios com o objetivo de controlar o comportamento humano.

Assim a Psicologia torna-se ciência e passa a ter um objeto de estudo definido, métodos, campos de estudo e a formar teorias próprias. Ela ganha força nos Estados Unidos e nesse cenário surgem as primeiras correntes teóricas: funcionalismo, estruturalismo e o Associacionismo.

Corrente Teórica

Idéias centrais

Funcionalismo

  • Como a mente funciona e favorece a adaptação?
  • Pragmatismo

Estruturalismo

  • São as estruturas do sistema nervoso que compõem a consciência.

Associacionismo

  • 1ª teoria da Aprendizagem.
  • Associação de idéias - da mais simples a mais complexa

No século XX a Psicologia toma sua forma. As principais correntes se formam e definem seu objeto de estudo:

Ø Behaviorismo - Comportamento

Ø Psicanálise- Aparelho Psíquico

Ø Humanismo - Consciência

Ø Sócio-histórica – Linguagem

0 comentários: