quarta-feira, 11 de maio de 2011

A CONTRIBUIÇÃO BEHAVIORISTA PARA A ADMINISTRAÇÃO



Como extensão otimizada da "Teoria Humanista" e decorrente de uma série de conflitos existentes entre as teorias da abordagem clássica e burocrática, a Teoria Comportamental da Administração, ou Teoria Behaviorista, inapelavelmente contribuiu de forma decisiva para a total redefinição dos conceitos administrativos, o reescalonamento das abordagens, a amplitude do seu conteúdo, e a diversificação da sua natureza.

As contribuições de Maslow, Mcgregor, Herzberg, forneceram ao administrador importantes métodos para conhecimento da motivação humana, como meio de gerir apropriadamente as pessoas e aproveitar o máximo de seus potenciais cognitivos e afetivos, em prol da sobrevivência da organização. Os sistemas organizacionais, contribuição de Likert, aprovisionaram a administração para reflexão racional modelos de gestão, variando de um sistema autoritário explorador até um sistema benevolente e democrático.

O "Processo Decisorial", contribuição de Simon, proporcionou a todos os indivíduos da organização a probabilidade de participar de suas decisões, concebendo relevante enriquecimento das relações organizacionais, na medida em que projeta ao administrador a possibilidade de, a partir de sua relação com o ambiente, formar opiniões assumir atitudes e pontos de vista nas mas diversas circunstâncias. As assertivas sobre o conflito organizacional decorrente de objetivos diversos entre a organização e as pessoas, proporcionam ao administrador muitas proposições para atenuar os seus aspectos negativos dos conflitos e para solucionar problemas diversos.

Destarte, a apreciação crítica da Teoria em referência colabora para o refinamento dos conceitos e o repensar dinâmico das soluções dos problemas administrativos, fornecendo elementos conclusivos para o melhor aproveitamento do recurso principal e indispensável às organizações: as pessoas. Finalmente, é preciso reconhecer que as preciosas colaborações da Teoria Comportamental para a administração inauguraram um novo enfoque dentro da teoria administrativa, com a ênfase nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional mais amplo, dinâmico e diversificado, que impulsionaram as organizações modernas e os atuais modelos de gestão hodiernamente praticados.

0 comentários: