quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cultura, valores e comportamento


O artigo trata da cultura, valores e comportamento, que como Administradores devemos ter consciencia

Como administradores é importante registrar que a cultura humana é complexa e dinâmica no tempo e no espaço em um processo circular, agregando elementos novos todos os dias com movimento e dinamismo, representando os valores, costumes, tradições e a visão de mundo, das pessoas e das coisas. Lembrando que não há cultura sem o homem e nem homem sem cultura.

O Feedback é permanente, portanto é preciso observar que cada povo tem uma herança social que lhe é característica. Por exemplo, a sociedade de uma cidade e sua cultura popular, onde todos os dias é possível observar, geralmente nas pessoas mais simples, o conhecimento da 1ª mão, às vezes nas recomendações de saúde, bem estar, alimentação e comportamento.
Além da cultura popular devemos destacar a existência de uma cultura filosófica, onde o individuo é sensibilizado á aprender a pensar e nunca no que pensar, exercitando o autoconhecimento e a auto-critica, percebendo que ele é a razão e a resposta para todas as crises individuais, e que a felicidade se conquista de dentro para fora, é um estado de consciência da vida por isso é preciso valorizar aquilo que somos e que alcançamos como pessoa. Vale lembrar que há uma cultura cientifica responsável por toda essa criação, invenção, inovação. A procura pelo novo. É a ciência a tecnologia na conjugação da medicina com as engenharias da administração com as telecomunicações a internet para o avanço, progresso e desenvolvimento humano e social.

Destacamos ainda a existência de uma cultura literária onde se valoriza o conhecimento a sabedoria, o alcance pelo novo, nas obras escritas dos livros na literatura, na poesia. Lembrando que o livro se parece muito com o homem, tem corpo e alma, tem uma linguagem latente, oculta que cada um terá que decodificar, percebendo que a cultura humanista nesse momento de crise de pensamentos e comportamentos valoriza-se o homem a dignidade do ser humano e a pessoa como ela é e sua historia de vida.
Portando o Administrador deve ser consciente, inteligente, sábio e pratico para perceber a totalidade de uma macro cutura.

0 comentários: