terça-feira, 31 de maio de 2011


Senso comum x Ciência

Acho que o grande aprendizado inicial foi podermos debater sobre o que a sociedade acha da psicologia e o que realmente é esta ciência.

O senso comum abrange tanto o domínio parcial de conceitos e idéias da psicologia cientifica como as generalizações desenvolvidas culturalmente para explicar e interferir nos comportamentos e formação humana.

Percebi que o senso comum é o nosso dia-a-dia, o conhecimento, os erros e os acertos que desenvolvemos durante nossa vida.

A psicologia cientifica usa de métodos e técnicas científicas, devidamente estruturadas para melhor compreender as coisas do cotidiano. O seu principal foco é o comportamento humano.

Todo mundo tem algo de psicólogo para dizer. Seja para um amigo que passa por momentos difíceis, seja um pai ou uma mãe que dar conselhos ao filho. Nessas situações a sociedade usa da psicologia para tentar compreender as coisas.

A utilização do senso comum pode muitas vezes levar a um emprego equivocado de conceitos, a uma simplificação dos processos que nós passamos e lavar ainda a uma visão de mundo parcial.

0 comentários: